quinta-feira, 3 de março de 2011

Lindo Sonho Delirante

Continuando as nossas indefectíveis dicas, pra quem gosta de obscuridades vai aí um prato cheio: Brazilian Guitar Fuzz Bananas.


Esta coletânea foi lançada em 2010 e reúne 15 artistas brasileiros, em sua maioria totalmente desconhecidos do grande público, com músicas cuja característica similar é a utilização de guitarras com o efeito fuzz. Esse efeito de guitarra foi muito utilizado entre os anos 60 e 70 aqui no Brasil e você escuta muito disco do Tim Maia, só pra citar um artista famoso, com músicas recheadas de guitarras fuzz.

A coletânea foi realizada por Joel Jones, proprietário do selo Tropicália In Furs. O cara é gringo e pesquisador voraz de raridades aqui do Brasil. Segundo ele diz no caprichado encarte do album, para chegar nas 16 músicas que compõem a coletânea, ele escutou milhares (milhares!) de compactos que foram garimpados em sebos, catálogos de rádios, etc.

Bom, o resultado de todo esse empenho de Jones é uma delícia. Tem coisas bizarras como Célio Balona e seu “Tema de Batman”, onde o super-herói é convocado a combater marcianos(!) em pleno espaço sideral  e que prontamente atende o pedido com um “Just moment!”. Tem Marisa Rossi com “Cinturão de Fogo”, que dá pra tocar em qualquer festa e fazer a rapaziada se acabar. Tem também o Serguei com “Ouriço”, som super bicho-grilo e tem o Fábio, amigo do Tim Maia que o ajudou muito em começo de carreira, com “Lindo Sonho Delirante” cujas iniciais remetem ao LSD. O som é um funkão da pesada em que o Fábio declara: “Lindo Sonho Delirante, hoje eu quero viajar”. Pô, isso pra época era bastante audácia, não? O disco ainda vem com um documentário “What are Fuzz Bananas?”.

A grande dificuldade do Joel foi encontrar os integrantes das bandas para o pagamento de direitos autorais, pois em alguns casos a única informação era o próprio nome da banda e nada mais, então ele criou uma conta bancária onde parte dos ganhos com o disco são revertidos para os envolvidos nas gravações. Inclusive ele pede para que se alguém tiver alguma informação sobre as pessoas que o informe através de email.

Às vezes fico pensando: Pô, precisou vir um gringo aqui pra retirar do limbo todas estas preciosidades. Será que de fato brasileiro é um povo que não tem apreço por aquilo que já foi produzido por aqui, seja musica, filme, livro, etc? De qualquer maneira, que venham outras coletâneas assim, seja pelas mãos dos gringos ou pelas nossas.

Abraço e se arrebentem no carnaval!

DJ Mandio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário